ATENDIMENTO

(44)3056-1546

Presidentes de sindicatos avaliam o Dia do Trabalhador

Wilson Pereira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh)

Qual a importância do dia 1º de Maio?

O Dia do Trabalhador sempre foi uma data do orgulho de toda categoria laboral e merece ser encarado dessa maneira. O trabalhador, do mais humilde ao mais graduado, representa o homem ou mulher que vive de sua mão de obra, que usa da sua capacidade e inteligência para contribuir com o desenvolvimento da nação e das grandes representações empresariais.

Trabalhador é aquele que transforma, que produz, que executa, que bota a mão na massa. Geralmente é relegado a funções subordinadas, mas independentemente de graduação, é o auxiliar imprescindível no mundo da produção. Todos sabem que o maior castigo ao homem honesto e servidor é o desemprego e o impedimento de ter uma vida digna e independente. Isso afeta a dignidade, o respeito e a credibilidade de qualquer um.

Marx nos ensinou: “O que distingue uma época econômica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir.” A desvalorização do que produz é um crime que se comete ao desenvolvimento de uma nação.

Quais os principais desafios enfrentados hoje pelo trabalhador e pelo sindicato da sua categoria?

Como nos recentes tempos de desvalorização do trabalhador e da sua representação, na situação atual o problema continua. Mas temos que reconhecer que o grande erro está na desmobilização sindical. Precisamos sim cumprimento das leis que já existem e uma regulamentação condizente para que todos tenham força e benefícios. E quem sabe um dia voltar a comemorar o Dia do Trabalhador com orgulho.

O Sindicalismo é o movimento social dos trabalhadores e tem por objetivo principal a proteção dos interesses trabalhistas e das classes trabalhadoras. Os trabalhadores agrupados e conscientes de suas atividades têm o papel ativo na condução da sociedade. Não há patrão sem trabalhador, não há empresa sem mão de obra. E os sindicatos devem compensar o poder dos empregadores na relação dos contratos, quase sempre desiguais e conflitantes entre o capital e o trabalho.

Regiane Cortese Dill – Diretora-presidente do Sindicato dos empregados em turismo e hospitalidade de Francisco Beltrão (SETHFB).

Qual a importância do dia 1º de Maio?

Dia do Trabalho ou do Trabalhador é importante pela história das lutas e conquistas que todos nós hoje temos o privilégio de usufruir. Conquistas obtidas pelos trabalhadores, lutadores que no passado não desistiram, nem se acomodaram. É uma data de respeito, celebração e também de reflexão sobre o que estamos fazendo com esses direitos.

Como sindicalista não posso esquecer que todos os trabalhadores da categoria dependem e precisam do seu sindicato, mesmo que não aceitem ou não percebam. É nosso papel, dentro do movimento sindical, resgatar quão grandiosa essa data é. Se não fosse pela determinação, suor e sangue dos que nós precederam, hoje muitos direitos não estariam assegurados.

Se não fosse por mulheres obstinadas e corajosas do passado, hoje ainda precisaríamos pedir permissão para estudar, trabalhar e ainda seríamos consideradas civilmente incapaz.

Quais os principais desafios enfrentados hoje pelo trabalhador e pelo sindicato da sua categoria?

Para o trabalhador o maior desafio é a qualidade de vida, é difícil equilibrar ganhos com despesas, a maioria precisa ter dois ou mais trabalhos para conseguir se manter e manter a família. E na maior parte das vezes abandona os estudos para trabalhar, não conseguindo se profissionalizar.

Para o sindicato é lutar contra tantas inverdades sobre o trabalho que desenvolve, manter uma receita para poder atender os trabalhadores, associar a categoria com alta rotatividade.

Jesuíno Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Umuarama – Paraná (Sethosu-PR)

Qual a importância do dia 1º de Maio?

É uma data importante e estamos aguardando a criação de novos postos de trabalho na nossa área e que os sindicatos negociem mais benefícios para o trabalhador.

Quais os principais desafios enfrentados hoje pelo trabalhador e pelo sindicato da sua categoria?

Maior desafio nosso é a negociação salarial, conseguir melhores salários. A situação do mercado de trabalho na área de turismo e hospitalidade melhorou depois da pandemia, mas as pessoas precisam se qualificar para conseguir emprego. Estamos propondo cursos de qualificação na área do turismo. Maioria dos empregados pede cursos para áreas diversas como garçons, cozinheiros…

Presidentes de sindicatos avaliam o Dia do Trabalhador